Escalda Pés

A Medicina Tradicional Chinesa, baseia-se no equilíbrio da polaridade Yin e Yang, o escalda-pés, esta prática antiga, auxilia a distribuir essa energia yang (da cabeça) para a extremidade yin (os pés)

Esta prática energética funciona muito bem quando se está cansado, estressado, com fadiga física ou mental, sendo um excelente método para aliviar dores de cabeça, cansaço, tensões musculares, preocupações, acalmar a mente inquieta, insônia, excitação nervosa, irritabilidade, impaciência, problemas respiratórios e depressão.

Antigamente, objetivo do escalda-pés era aquecer os pés e tirar a friagem após uma caminhada em dias muito frios, chuvosos, em casos de gripes, resfriados e dores articulares.

Na Medicina Chinesa, quando os pés estão aquecidos é um sinal de saúde, sinal de que a energia está circulando bem, funcionando também no bem-estar que ocorre quando temos os pés quentes e a cabeça fria! Portanto, pode ser realizado sem restrições quanto à periodicidade, é contra-indicado nos casos de diabetes, arteriosclerose ou doença de Buerger que afetam os vasos sanguíneos das mãos, braços, pernas e pés, provocando o seu inchaço e impedindo a boa circulação do sangue.

Na Medicina Ayurvédica ou Indiana, ele é extremamente benéfico e indicado para as pessoas do tipo ou Dosha Vata, que geralmente possuem os pés e extremidades mais frias no inverno, ajustando o equilíbrio energético do corpo e ativando a circulação sanguínea das extremidades.

Esquecemos que os pés são a base de sustentação do corpo, além de possuírem o mapa de todos os nossos órgãos como diz a reflexologia. Assim, tratando-os de maneira correta, é possível obter muitos benefícios para o organismo em vários níveis. Nossos pés têm uma importância fundamental para nossa saúde. Fortes e delicados, eles estão expostos a um esforço incrível: estimam-se mais de 20 mil passos por dia e uma carga diária de 100 toneladas.

Na história o Escalda-pés já era utilizado para efeito de limpeza e relaxamento a mais de 6 mil anos, conhecido como Lava-Pés. Em uma passagem bíblica, no Cenáculo, durante a Ceia da Páscoa, Jesus como Mestre e Senhor, pega uma bacia e começa a lavar os pés dos discípulos. No Judaismo, oferecer água para lavar os pés era sinal de hospitalidade e acolhimento, um ato geralmente realizado por escravos, empregados ou pessoas que cometiam delitos. Jesus, com este gesto reverencia seus convidados e deixa uma mensagem de humildade.

Para tirar proveito desta técnica, coloque em um recipiente: Sal marinho ou sal grosso, ervas, óleos essenciais, pedrinhas, pequenos cristais polidos ou arredondados ou até mesmo, bolinhas de gude proporcionam uma ótima massagem na planta dos pés, realizando movimentos circulares. Graças aos sais e ativos naturais dissolvidos juntos ao calor da água, os músculos do corpo todo e a cabeça sentem grande alívio, promovendo uma limpeza energética ao descarregar toda a tensão elétrica do corpo. Os poros se dilatam, a circulação é ativada e a mente relaxa. Você pode realizar esta prática uma ou duas vezes por semana, com água morna: nem muito fria, nem muito quente.

Esta receita tradicional somada as pedrinhas ou bolinhas de gude ajuda a aliviar a pressão dos pés, descansar as pernas, reduzir calos e aliviar o estresse do dia-a-dia. De acordo com a acupuntura, nos pés estão cerca de 70 mil terminações ou pontos nervosos que estão associados aos diversos órgãos do corpo humano, sendo assim a pressão e o aquecimento desses pontos causam um reflexo imediato na parte física e também no equilíbrio energético de todo o corpo.

Mergulhar os pés numa bacia com água morna-quente, pode ser até um pouquinho a cima do tornozelo, por 15 minutos, não ultrapassando 25 minutos, para que as toxinas não retornem ao corpo, no caso de desintoxicação.

Para um escalda pés relaxante, você pode acrescentar na água:

* Sal grosso ou fino (dando preferência marinho, pois contém minerais que no sal refinado não contém) – duas colheres de sopa, ajuda a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço. Fazer esse escalda-pés três vezes por semana também ajuda no combate a infecções causadas por fungos.

* Óleos essenciais – Pingue de 5 a 8 gotas, para 2 litros de água.

– Eucalipto e Hortelã: combatem cansaço e livram as pernas da sensação de peso, além de auxiliar nos problemas respiratórios.

– Arnica ou Laranja amarga/ doce: reduz o inchaço e relaxa.

– Lavanda e Tea Tree: são relaxantes e regeneradores celulares e podem ajudar a curar frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes;

– Calêndula (óleo ou flores): para a circulação e problemas de varizes.

– Alecrim (óleo ou erva):  bem estar, alegria e disposição.

– Manjericão (óleo ou folhas): estimulante e tonificante para os nervos, alivia os sintomas de cabeça pesada, descongestionante.

– Capim limão (óleo ou folhas de cidreira): calmante, descongestionante, relaxante.

– Sálvia branca ou sálvia officinalis (óleo ou folhas): tônico, antidepressivo, baixa a pressão, equilibra a circulação e renova a pele.

No caso das ervas ou folhas, elas devem ser maceradas carinhosamente na água para que soltem seus princípios ativos, no caso das flores, coloque-as por último e mergulhando- as lentamente, misturando aos outros ingredientes.

Outra coisa muito útil é a argila, de preferência aquela vermelha, para artesanato, que encontramos em qualquer supermercado e lojas de arte. Esse tipo de argila, auxilia na descarga elétrica do corpo e ao mesmo tempo, na “recarga”, uma vez que nos aproxima do contato com a terra. Muito utilizada principalmente, para aquelas pessoas que não tem muito tempo para poder colocar os pés na grama ou estar em contato com a natureza na sua pureza e plenitude. Após o escalda-pés, faça massagens com essa argila e os óleos essenciais ao longo das pernas até os joelhos, mais uma maneira de estimular a circulação e retirar as dores e cansaço. Podem ser usadas outros tipos de argila de acordo com suas necessidades.

Uma prática antiga, benéfica e simples, mas de profunda atuação. Lembre-se de honrar todos os elementos e consciências elementais que residem nos elementos da natureza que você está usando, mentalizando durante esses minutos sagrados toda a energia do universo te renovando.

Converse com seu corpo, seus órgãos e células e eles responderão aos seus pensamentos com amor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talk to me! Poe pra fora! :)